• França pede exercícios da Otan na Groenlândia e se diz pronta para ajudar

      A França solicitou um exercício da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Groenlândia e está pronta para contribuir, informou o gabinete do presidente francês, Emmanuel Macron, nesta quarta-feira (21).

      A notícia do pedido surge no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chega a Davos, na Suíça, nesta quarta-feira, onde provavelmente usará o Fórum Econômico Mundial para intensificar sua pressão pela aquisição do território dinamarquês, apesar dos protestos europeus, no maior desgaste das relações transatlânticas em décadas.

      Em discurso em Davos na terça-feira (20), Macron afirmou que a Europa não cederá a valentões nem se deixará intimidar, em uma crítica contundente à ameaça de Trump de impor tarifas elevadas caso a Europa não permita que ele assuma o controle da Groenlândia.

      A CNN solicitou um posicionamento da Otan.

      Líderes da Otan alertaram que a estratégia de Trump para a Groenlândia pode desestabilizar a aliança. Trump vinculou a Groenlândia à sua frustração por não ter recebido o Prêmio Nobel da Paz.

      O que é um exercício da Otan?

      Eles são programados por um comandante da aliança e podem variar em escopo, desde alguns oficiais até “cenários de combate em grande escala envolvendo aeronaves, navios de guerra, peças de artilharia, veículos blindados e milhares de soldados”, segundo o site da Otan.

      Os países da organização apoiam os exercícios fornecendo contribuições nacionais na forma de tropas, equipamentos ou outros tipos de apoio. “Os países participantes são normalmente responsáveis ​​por financiar qualquer forma de contribuição nacional”, afirma a aliança.

      *Com informações da CNN

      Compartilhe:

      WhatsApp
      Facebook
      Telegram
      Twitter
      Email
      Print
      VEJA TAMBÉM

      Vagas de emprego em São Paulo - SP

      Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
      Últimas Notícias