Recife sediou, neste sábado (28), a cerimônia de formatura de 30 mil educandos e educandas do programa Jornada de Alfabetização. Realizado no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o evento reuniu delegações de 11 estados das regiões Nordeste e Sudeste. O programa faz parte do Pacto de Superação do Analfabetismo e Qualificação de Jovens e Adultos, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), e celebrou a conclusão dos alunos que ingressaram no primeiro semestre de 2025 em áreas de Reforma Agrária e periferias do país, com a presença de cerca de 7 mil pessoas.
Parcerias Estratégicas para a Alfabetização
A Jornada de Alfabetização é fruto de uma colaboração interinstitucional robusta. O programa do MEC é desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e o Projeto Mãos Solidárias. Essa rede de apoio é fundamental para a abrangência e o sucesso das ações de alfabetização.
Destaques e Lideranças Presentes
A celebração contou com a participação de figuras proeminentes. Maria de Jesus, da coordenação do MST do Ceará, expressou grande satisfação com o 'primeiro ciclo desse processo de alfabetização de jovens e adultos nas áreas de reforma agrária e nas periferias', qualificando o ato como um 'momento histórico na luta pelo direito à alfabetização', visando transformar assentamentos, acampamentos e periferias em 'territórios livres do analfabetismo'. O evento teve ainda a presença de Zara Figueiredo, Secretária da SECADI; João Pedro Stedile, coordenador nacional do MST; Clarice dos Santos, da Coordenação Nacional do Pronera; e José Ubiratan, Diretor de Desenvolvimento do INCRA.
Lançamento do Cadastro Único da EJA (CadEJA)
Durante a cerimônia, foi oficialmente lançado o Cadastro Único da EJA (CadEJA). Esta nova ferramenta do Governo Federal foi desenvolvida para auxiliar no levantamento da demanda por turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contribuindo para a otimização da oferta e expansão do acesso à educação para esse público em todo o território nacional.








