O boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta uma tendência de queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em grande parte do território nacional. Contudo, o cenário apresenta uma exceção notável na Região Norte, onde o vírus da influenza A impulsiona um aumento na incidência de SRAG em alguns estados.
Cenário Regional e Alerta para Influenza A
Os estados do Acre, Amazonas e Roraima registram níveis de risco ou alto risco para SRAG nas últimas semanas epidemiológicas. A pesquisadora Tatiana Portella, responsável pelo Boletim InfoGripe, destaca que o rápido crescimento dos casos nessas localidades é predominantemente atribuído ao vírus da gripe (Influenza A).
Importância da Vacinação e Prevenção
Diante da alta de influenza A observada em alguns estados do Norte, a população prioritária da região — como indígenas, idosos e pessoas com comorbidades — é incentivada a se vacinar contra o vírus o quanto antes. A vacina é considerada segura e a principal ferramenta de proteção contra casos graves e óbitos, conforme reforçado pela Fiocruz.
Prevalência Viral em Casos de SRAG e Óbitos
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas analisadas, a prevalência viral entre os casos positivos de SRAG foi de 20,1% para influenza A, 2,3% para influenza B, 10,7% para vírus sincicial respiratório, 32,6% para rinovírus e 20,4% para Sars-CoV-2 (COVID-19).
No que tange aos óbitos por SRAG no mesmo período, a detecção viral apresentou os seguintes índices: 28,3% de influenza A, 3,5% de influenza B, 1,8% de vírus sincicial respiratório, 15,9% de rinovírus e 41,6% de Sars-CoV-2 (COVID-19).











