TV NEWS

Top 10: veja as reportagens mais lidas de 2023 no g1 Sul do Rio e Costa Verde

.

Por Redação em 30/12/2023 às 07:05:04
Músico baleado, acidente envolvendo empresária famosa, uma praia com água quente e influenciadora ajudando a salvar vítimas de um naufrágio... Confira! Imagens de reportagens que mais tiveram audiência em 2023

Reprodução

Músico baleado, acidente envolvendo empresária famosa, uma praia com água quente e influenciadora ajudando a salvar vítimas de um naufrágio. Tem também esposa de jogador descrevendo os horrores de uma guerra, prefeito fazendo uma declaração polêmica, transtornos causados pela chuva e arrastão.

Estes foram os assuntos que mais chamaram a atenção no g1 Sul e Costa Rio e Costa Verde em 2023. Confira o top 10 com as reportagens mais lidas do ano:

10º lugar – Ator de Cidade de Deus é detido

Rubens Sabino da Silva interpretou Neguinho em Cidade de Deus

Divulgação

O ator do filme Cidade de Deus, Rubens Sabino da Silva, foi detido no dia 16 de novembro em Volta Redonda. O caso aconteceu em frente a um shopping.

Segundo o que foi relatado na descrição da ocorrência feita pela Polícia Militar, pedestres informaram a policiais responsáveis pela segurança na Vila Santa Cecília que Rubens tinha ameaçado de morte uma pessoa. Pouco depois, a vítima confirmou a denúncia.

Em seguida, os agentes abordaram Rubens, que ainda encontrava-se no local.

"Ao abordar o acusado, na iminência do mesmo estar portando uma arma branca, foi ordenado que o mesmo não se movesse para ser feita a revista pessoal. Neste momento, o acusado se exaltou, gritando e acusando a guarnição de racismo e querendo se evadir do local. A guarnição então achou por necessário e para segurança a imobilização do mesmo para revista pessoal. Após a revista, nada de ilício fora encontrado, porém o mesmo continuou exaltado", descreveu a PM.

Em um vídeo que circulou nas redes sociais, é possível ver que, durante a abordagem, Rubens diz que não fez nada e justifica que estava no shopping para comprar um livro.

As duas partes foram levadas para a delegacia de Volta Redonda, onde um boletim de ocorrência foi registrado. Rubens foi autuado por ameaça, resistência, desobediência e desacato, e foi liberado.

A Polícia Civil informou ainda que Rubens não acusou os policiais de racismo em seu depoimento na delegacia.

"O homem ameaçou um ambulante alegando que teria uma faca, por isso foi abordado pela Polícia Militar. Durante a abordagem, o autor desacatou os agentes e resistiu à atuação da força policial. Os envolvidos foram conduzidos à delegacia, ouvidos e, após lavratura do termo circunstanciado de ocorrência, todos foram liberados", disse o delegado Vinicius de Mello Coutinho.

O g1 não conseguiu contato com Rubens ou com um representante de sua defesa.

9º lugar – Mulher joga carro em recepção de hospital

Veja momento em que carro invade recepção de hospital em Resende

Uma mulher insatisfeita com o atendimento que a irmã vinha recebendo no Hospital de Emergência de Resende jogou um carro dentro da sala de recepção na tarde do dia 20 de dezembro. O veículo estourou uma porta de vidro e seguiu por mais de 10 metros para dentro da unidade, espalhando estilhaços por todo o espaço.

A cena assustou funcionários, pacientes e acompanhantes que estavam no local. Por sorte, ninguém ficou ferido.

Segundo a Polícia Civil, o episódio foi proposital, diante da reclamação em relação ao atendimento que a irmã recebeu.

"Quando ela sai de casa, ela já sai com essa intenção. Então, a intenção não era apenas socorrer a sua irmã. A intenção era descontar toda a sua raiva no hospital, colocando em risco diversas pessoas que estavam ali", disse o delegado Michel Floroschk.

A motorista foi presa, mas foi liberada e vai responder em liberdade por dano qualificado e direção perigosa. O hospital abriu uma sindicância para apurar a reclamação em relação ao atendimento.

8º lugar – Arrastão na subida da Serra

Carros voltando pela contramão na Serra das Araras

Divulgação/PRF

Bandidos armados fizeram um arrastão na tarde do dia 22 de fevereiro na Via Dutra, no começo da subida da Serra das Araras, na altura do município de Piraí. Após fuga e perseguição, quatro criminosos foram baleados e um outro foi preso. O desespero foi tão grande que carros manobraram para voltar pela contramão.

7º lugar – Idosos morrem em inundação em Angra

Rio Bracuí transborda e deixa mais de 300 desabrigados em Angra dos Reis

Alex Mafort/TV Rio Sul

A chuva forte e o aumento da maré provocaram uma inundação no bairro Bracuí, em Angra dos Reis, no dia 8 de dezembro. O município registrou 250 milímetros de chuva em apenas 24 horas.

Dois idosos que viviam em um asilo morreram. Segundo a prefeitura, a água subiu rapidamente as vítimas não conseguiram ir para o segundo andar do asilo. A causa provável das mortes foi afogamento. A inundação deixou mais de 300 pessoas desabrigados.

6º lugar – Prefeito em pronunciamento polêmico

Mario Esteves, prefeito de Barra do Piraí

Divulgação

O prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, se envolveu em uma polêmica ao afirmar que as mulheres da cidade deveriam ser castradas para o controle da população. O vídeo, gravado no dia 14 de setembro, durante a inauguração de uma estrada, foi publicado nas redes sociais e causou revolta na população.

"O que não falta em Barra do Piraí é criança. Cadê o Dione [secretário de Saúde]? Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara", diz Mário Esteves.

O prefeito também falou que deveria haver uma lei que limitasse a dois a quantidade de filhos por mulher na cidade. O caso ganhou repercussão em todo o país e causou revolta, gerando protestos, provocando a expulsão do prefeito do partido Solidariedade.

"É no máximo dois. Tem que fazer uma lei lá na Câmara. Haja creche para ser construída ao longo dos próximos anos. Tem que ter um projeto federal, estadual e municipal, porque precisa sim desse controle. É muita responsabilidade colocar filho no mundo", discursou.

Mulheres protestam contra prefeito Mário Esteves na Câmara Municipal de Barra do Piraí

Jeniffer Marcato

5º lugar – Esposa de jogador no Sudão pede ajuda

Esposa de jogador brasileiro no Sudão pede ajuda ao Itamaraty para que ele volte ao Brasil

"É só barulho de bomba, explosão e tiro o tempo inteiro. Estamos com medo". Esse é o relato de desespero de Blanca Bullos, esposa do jogador brasileiro Paulo Sérgio, que estava no Sudão, onde confrontos entre paramilitares e forças do governo deixaram mais de 200 pessoas mortas e cerca de 1,8 mil feridos em abril.

Paulo Sérgio era um dos nove jogadores brasileiros no Sudão e tentava deixar o país africano. Com passagens pelo Flamengo, Juventude, Ponte Preta e Operário, ele defendia o Al-Merreikh. Atualmente, ele está no ABC.

Blanca é de Barra Mansa e estava no Brasil com a filha do casal. Ela mantinha contato com o marido pela internet, que estava instável. Ela pedia para que o Itamaraty ajudasse a resgatar os brasileiros que estão no Sudão.

4º lugar – Influencer ajuda vítimas de naufrágio

Laura gravou vários stories narrando a situação

Reprodução/Redes sociais

A influenciadora digital Laura Alvarenga Pires Lima gravou o momento em que os seis sobreviventes de um naufrágio no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis, pediam socorro. A embarcação naufragada foi encontrada na noite do dia 19 de novembro pelo navio de cruzeiro em que Laura estava.

Laura estava gravando stories em seu perfil do Instagram, impressionada com a cor do céu, quando ouviu os gritos de socorro vindos do mar e percebeu que uma das vítimas estava com uma lanterna acesa acenando para o navio.

"Olha aí, gente. Que lindo! Tá tudo azul isso aqui. Não é efeito. Tá tudo azul, tá começando a escurecer. Que p***a é essa? Tem alguém gritando socorro. Será que tá no meio do mar ali? Tem alguém ali pedindo socorro", disse ela desesperada.

"Eu fui filmar para o meu Instagram. Eu só queria filmar o céu, posto tudo e faço um destaque. Gelou todo o corpo. Levei um susto, porque não tinha nada perto. Logo pensei: 'como elas [pessoas] estavam ali?" , comentou.

Influenciadora ouve pedidos de socorro em cruzeiro e ajuda a salvar vítimas de naufrágio

3º lugar – Praia com água quente?

Praia do Laboratório, em Angra dos Reis

Felipe Teixeira

Sim! A Praia do Laboratório, que fica localizada perto das usinas nucleares em Angra dos Reis, tem uma característica incomum: água quente o ano inteiro.

Com ondas calmas e paisagem paradisíaca, o mergulho no ponto turístico traz ao visitante uma sensação parecida com a experiência de um banho em fontes termais.

"É muito diferente. É termal mesmo, mais quente, e dá pra entrar tranquilamente até no inverno. A sensação é muito gostosa", disse o morador Felipe Teixeira, que gosta de explorar destinos menos conhecidos pelos turistas em Angra dos Reis.

O aquecimento é provocado por um processo da central nuclear que capta uma grande quantidade de água do mar para resfriar o vapor utilizado para movimentar um gerador de eletricidade.

De acordo com a Eletronuclear, responsável por operar as usinas Angra 1 e 2, o vapor é consequência do aquecimento do reator nuclear, mas o resfriamento acontece em um circuito separado do sistema primário e, por isso, a água não tem nenhum contato com radioatividade.

Ou seja, o processo não contamina a água que é devolvida ao mar. Ela só entra e sai com uma temperatura de três a cinco graus celsius mais quente. Pode entrar à vontade!

2º lugar – Boca Rosa sofre acidente

Carro em que Bianca Andrade estava bateu contra uma árvore

Montagem/g1

A empresária e influenciadora digital Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, sofreu um acidente de trânsito na madrugada do dia 2 de novembro na Via Dutra, em Barra Mansa.

Além de Bianca, estavam no carro o filho, Cris, de 2 anos, a babá, Dayane, e o motorista, Genilson. Todos foram levados para um hospital particular da cidade.

O filho e o motorista foram liberados no mesmo dia. Bianca e Dayane ficaram internadas por uns dias antes de receberem alta. Assista abaixo ao vídeo em que Bianca descreve o acidente:

VÍDEO: Bianca Andrade fala sobre acidente de carro na Via Dutra

1º lugar – Mingau é baleado

Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, baixista do Ultraje a Rigor

Divulgação/Facebook

Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, baixista da banda Ultraje a Rigor, foi baleado em Paraty na noite do dia 3 de setembro. O tiro atravessou o crânio e acertou o lado esquerdo do cérebro do músico.

Um amigo do músico contou à Polícia Civil que os dois estavam indo fazer um lanche quando o carro em que estavam foi alvo de disparos. Segundo a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, o acompanhante de Mingau deu outra versão quando foi ouvido: a de que eles estavam indo comprar drogas.

De acordo com a delegacia de Paraty, a região onde o músico foi baleado tem a presença constante do tráfico de drogas e é conhecida como ponto de venda de entorpecentes. Três pessoas suspeitas de envolvimento no ataque estão presas.

Mingau segue internado se recuperando. Na última semana, o baixista ganhou uma cadeira de rodas após a família fazer uma vaquinha online para obter recursos para custear o tratamento.

Siga o g1: Instagram | Canal no WhatsApp

VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2