TV NEWS

Manter distância e girar o volante: veja dicas da PRF para diminuir riscos de acidentes em congestionamentos

.

Por Redação em 03/04/2024 às 09:53:40
Polícia orienta que os motoristas não parem nos acostamentos e deixem o pisca alerta ligado para alertar outros condutores. PRF dá dicas para diminuir riscos de acidentes em congestionamentos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta que os motoristas, em momentos de congestionamento, principalmente em rodovias movimentadas, mantenham a distância dos veículos à frente e fiquem atentos aos que se aproximam.

? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

? Siga o canal do g1 PR no Telegram

O policial rodoviário federal, Maciel Júnior, ressalta que não há "receita mágica" que possa salvar o motorista de um acidente, mas que algumas atitudes e condutas podem auxiliar em algumas situações.

"O motorista que está em um congestionamento em uma rodovia, em um trânsito parado, que ele procure parar o veículo com uma uma boa distância do veículo que tá parado já, justamente pra poder, numa manobra de emergência, ter espaço pra escapar", explicou.

Motorista morre após ter carro prensado por caminhões no Contorno Sul

Olhar pelos retrovisores e acionar o alerta

O policial também explica que, ao parar em uma fila, o condutor deve ficar de olho nos retrovisores, acompanhando o fluxo da rodovia e os demais que se aproximam.

Além disso, se o veículo for o último da fila, é importante manter o pisca alerta ligado para alertar os outros que se aproximam.

Ele ressalta ainda que o condutor deve procurar uma área de escape, como o acostamento.

"Qualquer veículo que ele perceber que não vai conseguir parar ou que venha freando, arrastando pneu, ele já tem essa manobra evasiva", diz.

veja dicas da PRF para diminuir riscos de acidentes em congestionamentos

Reprodução

Não parar no acostamento

Maciel também destaca que o motorista não deve parar no acostamento da rodovia, pois pode ser perigoso.

"O acostamento tem que estar livre justamente pra esse veículo que vier é mais rápido, né? Ou uma manobra de evasão", explica.

Leia mais:

Justiça Eleitoral: Relator no TRE-PR vota contra cassação de Moro; julgamento será retomado na quarta

Pato Branco: Laudos falsos de câncer usados por médica suspeita de fraudar diagnósticos eram feitos em máquina de xerox, diz delegado

Luto: Fotojornalista Chuniti Kawamura morre após ter carro prensado por caminhões em Curitiba

Girar o volante

Mais uma dica compartilhada pelo policial é deixar o volante e os pneus direcionados para o acostamento.

Ele explica que, numa colisão, o veículo é projetado para frente. Contudo, se o veículo estiver com os pneus direcionados para o lado, o carro pode ser projetado para a lateral.

O policial conta que a própria PRF utiliza desta conduta durante os trabalhados de fiscalização em rodovias.

"A PRF usa nas abordagens. Ela serve de anteparo pros policiais na fiscalização. Numa colisão com a viatura, ela não vai atropelar os policiais, ela vai sair pela tangente, pra onde tá direcionado o volante", disse.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias em g1 Paraná.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2