TV NEWS

Prefeitura de Campo Magro suspende cobrança de IPTU; entenda

.

Por Redação em 04/04/2024 às 16:13:25
Município diz que contribuintes que pagaram a taxa este ano poderão ser ressarcidos caso fique comprovado que houve erro no cálculo do imposto. Prefeitura de Campo Magro suspende cobrança de IPTU

A Prefeitura de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), suspendeu a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) no município.

Conforme a assessoria de imprensa da cidade, os carnês referentes às taxas de 2024 chegaram a ser entregues e pagas por parte dos contribuintes.

Porém, após uma grande quantidade de reclamações, formalizadas em protocolos, de possíveis erros nos cálculos do imposto, o Executivo decretou na última terça-feira (2) a suspensão da cobrança.

? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

? Siga o canal do g1 PR no Telegram

Em nota oficial, a prefeitura explicou que, em julho de 2022, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) recomendou a todos os municípios a atualização e manutenção atualizada das chamadas plantas genéricas de valores, usadas para o cálculo do IPTU.

O município diz que no mesmo ano enviou projeto de atualização da planta para aprovação da Câmara Municipal. O Executivo afirma que a planta não é atualizada há vinte anos, o que impactou diretamente no valor dos imóveis e, consequentemente, no do imposto.

Prefeitura de Campo Magro

Reprodução/RPC

Ainda conforme a prefeitura, no ano passado, foram revogadas leis de contribuição de melhorias para que o imposto não subisse tanto. No entanto, este ano, diante das reclamações, a cobrança do IPTU foi suspensa e foi pedida uma revisão à empresa contratada para atualizar a planta.

Ao g1, a prefeitura explicou que, concluída a revisão, fique comprovado que houve erro no cálculo do imposto, contribuintes que chegaram a pagar o carnê deverão ser ressarcidos. Porém, por enquanto não há prazo de quando isso vai acontecer.

LEIA TAMBÉM:

Direitos da mulher: Paraná desrespeita há um ano lei que determina funcionamento 24 horas de todas as Delegacias da Mulher

Caso Guaranho: Defesa abandona plenário, e juiz suspende júri de acusado de matar tesoureiro do PT de Foz do Iguaçu

VÍDEO: Passageiros são feitos reféns e trancados em bagageiros durante assalto a ônibus de compristas na BR-373

VÍDEO: Os mais assistidos do g1 PR

Leia mais notícias em g1 Paraná.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2