TV NEWS

Campo Mourão se prepara para receber o XIV Congresso Científico e Cultural do Paraná

.

Por Redação em 15/04/2024 às 10:12:42
Evento terá diversas atrações e palestrantes do Brasil e exterior que vão falar sobre inovação, sustentabilidade e práticas de excelência. Mais de 3 mil pessoas são esperadas no XIV Conccepar; evento debate temas atuais com renomados palestrantes do Brasil e exterior.

Centro Universitário Integrado

O XIV Congresso Científico e Cultural do Estado do Paraná (Conccepar) será realizado entre os dias 13 e 16 de maio em Campo Mourão, no Câmpus do Centro Universitário Integrado. O evento terá palestrantes nacionais e internacionais, simpósio de educação, minicursos, mesas-redondas, oficinas, apresentações de startups do ecossistema de inovação do município e região, programação cultural, artística e sustentável.

São esperadas mais de 3 mil pessoas de todo Brasil envolvendo professores, estudantes e visitantes. As inscrições estão abertas e as vagas podem ser garantidas exclusivamente pelo site.

Nas edições anteriores, mais de 26 mil pessoas estiveram nos encontros para falar sobre ciência, educação, cidadania, inovação, tecnologia, saúde, sustentabilidade e meio ambiente. Em 2024, o tema central do congresso será Inovação e Sustentabilidade Como Práticas Para a Excelência.

"Esse congresso é inovador e muito aguardado todos os anos. Por se tratar de um evento científico, é disruptivo ao adotar o formato de um festival noturno [sempre das 19h30 às 23h] com diversas atrações. Isso permite que o público transite em tendas de expositores, praça de alimentação, em diferentes ambientes e aprecie as apresentações culturais nos intervalos", explica Mariana Pavanelli, supervisora de Extensão do Centro Universitário Integrado e organizadora do evento.

Clóvis de Barros Filho

A palestra de abertura do XIV Conccepar será ministrada pelo escritor, professor e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, Clóvis de Barros Filho. O autor – que tem mais de 35 livros publicados - ficou conhecido por sua didática bem-humorada e capacidade de simplificar conceitos complexos da filosofia.

Considerado um dos maiores especialistas em inovação e sustentabilidade do país, Clóvis de Barros Filho tem vasta experiência em pesquisa e desenvolvimento de soluções para os desafios do século XXI. Suas palestras já foram ouvidas por milhões de pessoas em todo Brasil e também no Uruguai, na França, no México, na Argentina, na Espanha e em Portugal.

Também na abertura do evento haverá um espetáculo de teatro - realizado pela equipe do Espaço Sou Arte - que vai instigar os espectadores a pensar sobre o tema da sustentabilidade.

Palestrantes internacionais

Entre os palestrantes internacionais confirmados estão o alemão Andrey Kinyakin; PhD em Política Comparada e especialista em Política Econômica Internacional, Assuntos Públicos e ESG.

A russa Gushchina Yulia - diretora adjunta de assuntos internacionais do Instituto Médico da Universidade Russa da Amizade dos Povos - também vai compartilhar seus conhecimentos.

O XIV Conccepar tem a colaboração de instituições estrangeiras parceiras do Integrado como a Universidade Ucatec, da Bolívia; a Y?ld?z Teknik Üniversitesi, da Turquia; a Universidade Científica Del Sur, do Peru e a Câmara de Inovação Brasil-Alemanha.

Espaços e premiações

O congresso de 2024 está dividido em três grandes espaços: sustentabilidade, educação, inovação; este último terá o apoio do Sebrae. "Será uma grande oportunidade para discutir como esse tema vem sendo trabalhado no município de Campo Mourão, que é a cidade top 8 no Paraná em número de startups", destaca Fabrício Pelloso, head de Inovação do Centro Universitário Integrado.

Além das apresentações de pesquisas, o Conccepar vai premiar em dinheiro as três melhores produções científicas feitas por estudantes de pós-graduação, mestrado e doutorado – de instituições públicas e privadas – em todas as áreas do conhecimento. A inscrição dos trabalhos vai até 17 de abril. As normas e informações podem ser conferidas aqui.

Simpósio Educacional

O II Simpósio Educacional Integrado acontece simultaneamente ao congresso. A ação é voltada aos professores, pedagogos e diretores de colégios públicos – municipais ou estaduais - de Campo Mourão.

"Essa atividade tem o apoio do Núcleo de Educação local e do Sebrae Educação Empreendedora. O objetivo é identificar as maiores necessidades de capacitação das escolas públicas e montar uma programação que ajude a melhorar a dinâmica em sala de aula e a qualidade do ensino", conta a supervisora de Pesquisa do Integrado, Francielle Baptista.

Para 2024 essas qualificações englobam workshops de educação financeira, inteligência artificial, empreendedorismo, robótica, oficinas de português, gamificação e modelagem em matemática.

Outra atividade do simpósio envolve o Prêmio Instituto Integrado de Inovação Educacional. A ação vai laurear as melhores práticas pedagógicas realizadas nas escolas públicas locais em 2023 e que promoveram o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes.

"Os ganhadores receberão mais de R$ 41 mil em bolsas de pós-graduação - ofertadas pelo Centro Universitário Integrado -e em serviços oferecidos pela plataforma Super Professor", relata Francielle Baptista. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 17 de abril.

O XIV Conccepar é organizado pelo Centro Universitário Integrado e pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2) desde 2005.

Serviço

O que: XIV Congresso Científico e Cultural do Estado do Paraná (Conccepar)

Quando: De 13 a 16 de maio, das 19h30 às 23h

Onde: No Câmpus do Centro Universitário Integrado [Rua Lauro de Oliveira de Souza, 440, Área Urbanizada II, Campo Mourão-PR]

Informações e inscrições: Pelo site

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional. Preocupado com o que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.

Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância, incluindo Direito, Medicina e Odontologia e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2