TV NEWS

Após falta de leitos, hospitais de Montes Claros abrem vagas de UTI pediátrica

.

Por Redação em 08/05/2024 às 17:11:21
Novas ocupações surgem quando o munícipio - que é referência em saúde para outras cidades - enfrenta uma crise na pediatria, inclusive com a morte de uma criança, de oito anos, que esperava por uma vaga em UTI. Leitos de UTI no Hospital das Clínicas Mário Ribeiro

Hospital das Clínicas Mário Ribeiro

Em meio à falta de leitos pediátricos em Montes Claros, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) anunciou a criação de mais sete vagas, sendo duas de UTI, nesta quarta-feira (8). O Mário Ribeiro também inaugurou mais 10 unidades terapia intensiva na última segunda (6).

As novas ocupações surgem quando o munícipio - que é referência em saúde para outras cidades da região - lida com dificuldades para a internação de crianças, inclusive com a morte de uma menina, de oito anos, que esperava por uma vaga em UTI.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, Montes Claros possuía 14 leitos de UTI pediátrica, sendo que 12 são disponibilizados ao Sistema Único de Saúde.

As vagas do HU, que devem funcionar a partir da próxima semana, irão contar com equipamentos da própria unidade, que é vinculada à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os leitos do Mário Ribeiro já estão em funcionamento.

Prefeitura decreta situação de emergência por conta da falta de leitos pediátricos para o SUS e planos de saúde em Montes Claros

Estado diz que fluxo de leitos não será alterado por decreto da Prefeitura de Montes Claros que prevê intervenção na regulação e ocupação de vagas pediátricas

Alegando a indisponibilidade de vagas pediátricas para pacientes do SUS e de planos de saúde, Montes Claros decretou situação de emergência, conforme noticiou o g1.

"Fica determinada intervenção parcial, pela Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, na regulação e ocupação dos leitos de pediatria do Sistema Único de Saúde - SUS, no município de Montes Claros", estabeleceu o decreto.

Apesar da medida determinada no documento, o Governo de MG emitiu nota dizendo que o fluxo de regulação de leitos de Minas Gerais não sofrerá alterações e afirmando ainda que:

"O município de Montes Claros é polo da Macrorregião Norte e, dessa forma, possui os maiores prestadores hospitalares da região, assim como a disponibilidade dos serviços de alta complexidade. Para tanto, recebe recursos federais por meio da PPI, assim como estaduais, por meio das diversas políticas pactuadas, como o Valora Minas, para manter a oferta de serviços ao SUS."

Conforme a nota da SES, quando um paciente precisa de um leito em uma situação de urgência e emergência, é inserida uma solicitação de transferência/internação no sistema SUSfácilMG, com informações detalhadas sobre o caso. A solicitação é recebida pela Central Regional de Regulação Assistencial, que faz a busca por um leito na macrorregião de origem e/ou em todo o território mineiro.

O vídeo abaixo mostra entrevistas com o secretário de Saúde de MG, Fábio Baccheretti, e com a secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, no MG1 da última terça (7). Eles falam sobre as medidas adotas e sobre o que está sendo feito para tentar resolver a situação da falta de leitos.

MG1 mostra a situação da pediatria em Montes Claros

?Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2