TV NEWS

"O Talibã está matando gente do antigo governo do Afeganistão", diz ex-ministro afegão que vive refugiado no Brasil

Por São Paulo Jornal em 09/11/2022 às 23:39:22
Jarúlla Mansoori, ex-ministro dos Transportes no Afeganistão e conselheiro do presidente do antigo governo, fugiu do país com a família e está no Brasil há dois meses, entre outros refugiados. "O Talibã está matando gente do antigo governo do Afeganistão", diz ex-ministro afegão que vive refugiado no Brasil

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, desembarcam centenas de refugiados afegãos, que fogem do Talibã. Um homem descoberto entre eles pelo Profissão Repórter é Jarúlla Mansoori, ex-ministro dos Transportes no Afeganistão e conselheiro do presidente do antigo governo. Ele fugiu do país com a família e está no Brasil há dois meses.

Refugiados do Afeganistão falam de desafio para reconstruir suas vidas no Brasil ao Profissão Repórter; assista à íntegra

Saiba como o Talibã retomou o poder no Afeganistão

“O Talibã está matando gente do antigo governo do Afeganistão, minorias religiosas. Eles violam os direitos das mulheres, das crianças, os direitos humanos. Por isso, deixei o meu país”, diz Jarúlla Mansoori.

Numa sexta-feira, dia sagrado para os muçulmanos, é Mansoori quem chama para a cerimônia e conduz a reza, na falta de uma autoridade religiosa, num abrigo da prefeitura.

Mansoori conta que sua família está aprendendo português e está se adaptando bem ao abrigo. É uma família grande – esposa, a filha e os quatro filhos homens. Ele conta que sua irmã está no Afeganistão e foi banida da universidade.

'Isso é uma prisão', diz funcionária do aeroporto de Guarulhos sobre acampamento improvisado de afegãos refugiados
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2