TV NEWS

PF reforça esquema de segurança em transferĂȘncia de golpistas para presĂ­dio, no DF

Por São Paulo Jornal em 10/01/2023 às 18:43:33
Cerca de 500 presos serão encaminhados à Penitenciária da Papuda. Outros 599, em geral idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e mães acompanhadas de crianças foram liberados. Policiais fazem cordão humano em frente ao ginásio da Academia Nacional da Polícia Militar

Reprodução/GloboNews

As forças de segurança se mobilizam, nesta terça-feira (10), contra uma possível reação de bolsonaristas radicais detidos no Distrito Federal. Imagens do ginásio da Academia Nacional da Polícia Federal mostram que policiais fizeram um cordão humano em frente ao local.

LEIA TAMBÉM:

'Houve falha no comando da polícia', diz Celina Leão sobre ataque terrorista em Brasília

Detidos pela Polícia Federal em Brasília, bolsonaristas usam próprio celular, recebem alimentação e até suporte psicológico

Câmara Legislativa do DF vai instaurar CPI para apurar ataques terroristas em Brasília

Cerca de 500 presos, considerados os mais radicais, serão encaminhados para a Penitenciária da Papuda. De acordo com a Polícia Federal, "por questões humanitárias", foram liberados 599 detidos, em geral idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e mães acompanhadas de crianças.

Os suspeitos foram presos entre domingo (8) e segunda (9), após ataques terroristas às sedes dos três poderes da República (veja mais abaixo). Eles são investigados por crimes como golpe de Estado, roubo, lesão corporal e outros.

No ginásio da PF, os detidos passam por uma triagem e são submetidos aos procedimentos da polícia judiciária. Em seguida, eles são apresentados à Polícia Civil do DF, responsável pelo encaminhamento dos detidos ao Instituto Médico Legal (IML) e, posteriormente, ao sistema prisional.

Resumo dos ataques

Golpistas vandalizam interior do Palácio do Planalto neste domingo (8)

Adriano Machado / Reuters

Bolsonaristas terroristas invadiram e depredaram Palácio do Planalto, Congresso e STF. Veja fotos de quem participou da destruição.

O movimento golpista que ocorre há semanas em Brasília foi engrossado por dezenas de ônibus que chegaram no fim de semana.

Apesar disso, a PM do DF mantinha poucos homens no local e não conseguiu frear os terroristas. A polícia foi criticada e acusada de omissão.

Obras de arte e móveis foram quebrados no palácio presidencial. O plenário do STF ficou destruído. Veja FOTOS e VÍDEOS da barbárie.

Lula decretou intervenção federal para assumir a segurança do DF, e o governo pediu a prisão do bolsonarista Anderson Torres, que respondia pela segurança em Brasília.

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) por, pelo menos, 90 dias. Quem assume o cargo é a vice, Celina Leão (PP).

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2