TV NEWS

Governo comemora melhora em perspectiva de crédito do Brasil e vê sinalização positiva para economia

Perspectiva sair de estável para positiva é reconhecimento que a economia brasileira está dando bons passos, diz Ana Flor sobre elevação de ratingIntegrantes do governo comemoraram a alteração da perspectiva de rating (nota de crédito) do Brasil na classificação de risco feita pela agência S&P Global Ratings.

Por Redação em 14/06/2023 às 18:08:52
Perspectiva sair de estável para positiva é reconhecimento que a economia brasileira está dando bons passos, diz Ana Flor sobre elevação de rating

Integrantes do governo comemoraram a alteração da perspectiva de rating (nota de crédito) do Brasil na classificação de risco feita pela agência S&P Global Ratings. A empresa elevou a faixa do país de estável para positiva nesta quarta-feira (14).

A classificação positiva para o país não acontecia desde 2019.

Para o Planalto, a mudança na classificação é uma sinalização de que o país tem acertado os passos na área econômica.

No comunicado, a S&P afirma que, embora o Brasil ainda apresente déficit fiscal, o avanço da atividade e um caminho mais claro para a política fiscal podem resultar em um ônus da dívida do governo "menor do que o inicialmente esperado".

"Nossa visão positiva baseia-se na perspectiva de que medidas contínuas para enfrentar a rigidez econômica e fiscal podem reforçar nossa visão da resiliência da estrutura institucional do Brasil e reduzir os riscos à sua flexibilidade monetária e posição externa líquida", diz.

Na avaliação de governistas, as sinalizações do documento apontam que o mundo começa a reconhecer que o Brasil caminha para recuperar o rumo do crescimento econômico.

A "visão positiva" pontuada pela S&P é classificada pelo Planalto como parte do resultado do esforço empreendido pela articulação em pautas fiscais nos últimos meses.

A principal foi a aprovação pela Câmara do novo marco para controle das despesas das contas públicas. Há ainda a perspectiva de discutir uma reforma tributária no próximo semestre.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2