
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) publicou nesta terça-feira (17) em suas redes sociais uma retratação motivada por uma postagem que usava imagem criada por inteligência artificial. Nela, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecia ao lado do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e do ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto.
A publicação foi feita pelo deputado no dia 1º de fevereiro e trazia, acompanhado da imagem, o seguinte texto: “Vorcaro, Bolsonaro e Campos Neto: a foto é o retrato da roubalheira do Banco Master. E a Papudinha vai ficar pequena para tanto cidadão de bem!”. Em nenhum momento Correia afirmava que a imagem era falsa.
Posteriormente, o deputado apagou a publicação, assumindo que a imagem havia sido gerada por IA e que poderia “ter levado parte do público a interpretar a imagem como se fosse real”. Mesmo assim, a defesa de Bolsonaro ingressou com uma ação na Justiça contra Correia.
Na última sexta-feira (13) a juíza Patrícia Vasques Coelho, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), determinou que o deputado publicasse uma nota de esclarecimento em suas redes sociais, informando que a imagem não era verídica e que o encontro retratado jamais ocorreu.
Na publicação feita nesta terça, Correia explica que a imagem havia sido gerada por inteligência artificial. “Esclareço que o encontro retratado na referida imagem não ocorreu, tratando-se de montagem digital gerada por IA, a partir de conteúdos que circulavam amplamente nas redes sociais”, diz o texto.











