• G1 – Janot opina a favor de perdão para Roberto Jefferson no mensalão

      Em parecer, PGR disse que delator do escândalo se enquadra em decreto.
      Ex-deputado pegou 7 anos de prisão e foi para o regime aberto em maio.

      O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer nesta sexta-feira (4) ao Supremo Tribunal Federal (STF) manifestando-se a favor da concessão de indulto (perdão da pena) para o o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) pela condenação no mensalão.

       

      Para Janot, Jefferson se enquadra nos requisitos contidos num decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado que concede o benefício a presos no regime aberto que cumpriram mais de um quarto da pena sem faltas graves.

      Condenado a 7 anos de prisão, o petebista, está em prisão domiciliar, no regime aberto, desde maio do ano passado. Ele foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

      Caberá agora ao ministro Luís Roberto Barroso, relator das execuções penais do mensalão, decidir pelo perdão.

      Jefferson se tornou conhecido por ser o delator do esquema de compra de apoio político do início do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2005, afirmou que existiam  pagamentos mensais de propina a parlamentares da base aliada para dar sustentação ao governo e acabou tendo redução de pena.

      De acordo com o decreto de Dilma, quem obtém o indulto fica livre de cumprir o restante da pena e não tem nenhuma restrição, como se apresentar à Justiça periodicamente. O benefício está previsto na Constituição como uma atribuição do presidente da República e, tradicionalmente, é concedido na época do Natal.

      Compartilhe:

      WhatsApp
      Facebook
      Telegram
      Twitter
      Email
      Print
      VEJA TAMBÉM

      Vagas de emprego em São Paulo - SP

      Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
      Últimas Notícias