• Senador aciona PGR para afastar Toffoli do caso Master

      O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da CPI do Crime Organizado, acionou nesta quinta-feira (12) a Procuradoria-Geral da República (PGR) para pedir o afastamento do ministro Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli da relatoria do caso envolvendo o Banco Master.

      “Apresentei junto à PGR pedido de afastamento do ministro Dias Toffoli do caso Master e a instauração de inquérito específico para investigar a relação entre Toffoli e terceiros através da empresa Maridt. A Justiça deve valer para todos”, disse o parlamentar no X.

      A solicitação ocorre na esteira do novo relatório da Polícia Federal que revelou citações sobre o magistrado no celular do empresário Daniel Vorcaro, dono do Master. Vieira apontou que existem “indícios suficientes” para a intervenção do Supremo no caso.

      VEJA TAMBÉM:

      • Fachin fará reunião fechada com ministros no STF para tratar do caso Toffoli

      “A existência de um vínculo comercial em que o julgador figuraria, em tese, como beneficiário de recursos pagos pelo investigado mitigaria de forma intensa a imparcialidade do Ministro Dias Toffoli”, afirmou o senador.

      O procurador-geral da República, Paulo Gonet, já rejeitou três pedidos da oposição com o mesmo teor. Ainda estão sob análise uma representação do senador Eduardo Girão (Novo-CE) e outra da PF, elaborada a partir do relatório.

      No documento, Vieira destacou as decisões de Toffoli no inquérito, como a retirada de provas da segunda fase da Operação Compliance Zero da PF para armazenamento no Supremo, e a imposição de prazos restritivos para as diligências.

      “A atuação do Ministro Dias Toffoli no caso Master tem sido marcada por decisões
      absolutamente heterodoxas, considerando-se os parâmetros históricos da Suprema Corte”, disse.

      O senador também defendeu a abertura de uma investigação específica sobre os repasses financeiros à Maridt Participações, empresa da qual o ministro admitiu ter sido sócio.

      Em nota, Toffoli negou ser amigo de Vorcaro e disse que não recebeu pagamentos do empresário. Caso Gonet acate a representação, o caso será analisado pelo plenário do STF na forma de arguição de suspeição.

      VEJA TAMBÉM:

      • Toffoli manda PF enviar dados de celulares de Vorcaro que citam o ministro
      • Novo pedirá impeachment de Toffoli por mensagens no celular de Vorcaro

      PGR arquivou pedidos da oposição para afastar Toffoli do caso Master

      Em janeiro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, arquivou três representações apresentadas pela oposição que pediam o afastamento do ministro Dias Toffoli do caso Master.

      Os deputados federais Adriana Ventura (Novo-SP), Carlos Jordy (PL-RJ) e Caroline de Toni (PL-SC) citaram a viagem do ministro para Lima, no Peru, na companhia do advogado de um dos envolvidos na investigação.

      No entanto, Gonet descartou as representações, argumentando que o tema já é alvo de apuração no STF. “O caso a que se refere a representação já é objeto de apuração perante o Supremo Tribunal Federal, com atuação regular da Procuradoria-Geral da República. Não há, portanto, qualquer providência a ser adotada no momento”, disse o procurador-geral no despacho.

      Compartilhe:

      WhatsApp
      Facebook
      Telegram
      Twitter
      Email
      Print
      VEJA TAMBÉM

      Vagas de emprego em São Paulo - SP

      Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
      Últimas Notícias