• Trump diz que fim do bloqueio naval acabaria com as chances de um acordo

      O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (21) que o Irã deseja a reabertura do Estreito de Ormuz, mas argumentou que o fim do bloqueio americano aos portos iranianos prejudicaria as perspectivas de um acordo de paz.

      “O Irã não quer o Estreito de Ormuz fechado, eles o querem aberto para poderem ganhar 500 milhões de dólares por dia”, escreveu Trump em uma publicação na rede social Truth Social.

      “Eles só dizem que querem o estreito fechado porque eu o BLOQUEEI completamente (FECHADO!), então eles só querem ‘manter as aparências’”, acrescentou o presidente no post.

      Ele continuou afirmando que “Há quatro dias, algumas pessoas me procuraram dizendo: ‘Senhor, o Irã quer abrir o Estreito imediatamente’”.

      “Mas se fizermos isso”, disse Trump, “nunca haverá um acordo com o Irã, a menos que destruamos o resto do país, incluindo seus líderes!”

      Os comentários acontecem depois de Trump ter dito que estendeu o prazo do cessar-fogo com o Irã até que Teerã apresentasse uma proposta para encerrar o conflito permanentemente.

      Ele afirmou que instruiu os militares americanos a continuarem bloqueando os portos iranianos.

      Impasse nas negociações

      O enviado do Irã às Nações Unidas disse que acredita que novas negociações serão realizadas na capital do Paquistão assim que os Estados Unidos encerrarem o bloqueio naval aos portos iranianos.

      “Assim que Washington encerrar o bloqueio naval, acredito que a próxima rodada de negociações ocorrerá em Islamabad”, declarou Amir Saeid Iravani, representante permanente do Irã na ONU, a jornalistas nesta terça-feira (21), na sede da ONU em Nova York, segundo a agência de notícias estatal iraniana Irna.

      Compartilhe:

      WhatsApp
      Facebook
      Telegram
      Twitter
      Email
      Print
      VEJA TAMBÉM

      Vagas de emprego em São Paulo - SP

      Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
      Últimas Notícias