CNN Brasil | Notícias Ao Vivo do Brasil e do Mundo

A apuração dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro acontece nesta quarta-feira (18) na Marquês de Sapucaí, a partir das 16h. As notas de doze escolas que desfilaram entre domingo (15) e terça-feira (17) serão conhecidas nos quesitos bateria, harmonia, evolução, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegoria, enredo e fantasia. Mas onde assistir?

A escola que tiver a maior pontuação será a campeã do Carnaval do Rio 2026, enquanto a agremiação com o pior desempenho será rebaixada do Grupo Especial para a Série Ouro em 2027. Em 2026, a apuração será transmitida ao vivo pela TV Globo. No streaming, poderá ser vista no Globoplay, com sinal aberto mesmo para não assinantes.

Como foram os desfiles do Grupo Especial no Rio

Os desfiles de escolas de samba do Grupo Especial no Rio de Janeiro tiveram início na noite de domingo (15) com Acadêmicos de Niterói homenageando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Imperatriz Leopoldinense celebrando Ney Matogrosso; Portela contando a história do Rio Grande do Sul a partir de Custódio Joaquim de Almeida, príncipe do Benin que passou a viver na região; e Estação Primeira de Mangueira com tradições afro-indígenas da Amazônia ao contar a história do Mestre Sacaca, um grande curandeiro do estado do Amapá.

A segunda noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, que aconteceu entre a noite de segunda-feira (16) e a madrugada de terça (17). Mais quatro escolas passaram pela Marquês de Sapucaí: a Mocidade Independente de Padre Miguel – que apresentou o samba-enredo “Rita Lee, A Padroeira da Liberdade”, – a Beija-Flor, contando a história do candomblé de rua de Santo Amaro de Purificação, a Unidos do Viradouro celebrando o Mestre Ciça e a Unidos da Tijuca com homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus.

Fechando os desfiles na noite de terça-feira (17) adentrando a madrugada de quarta-feira (18), desfilaram Paraíso do Tuiuti com o enredo “Lonã Ifá Lukumi”, representando a vertente religiosa afro-cubana; Unidos de Vila Isabel homenageando Heitor dos Prazeres:, Acadêmicos do Grande Rio trazendo a história do manguebeat, movimento cultural brasileiro que surgiu em Recife (PE) no início dos anos 90, e Acadêmicos do Salgueiro prestando homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães, que morreu em julho de 2024.

* Publicada por Jonathan Pereira

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
Email
Print
VEJA TAMBÉM

Vagas de emprego em São Paulo - SP

Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
Abertura de Micro Empresa e Folha de Pagamento
Últimas Notícias
Bina Investigações