Davi Alcolumbre (União-AP) busca seguir na presidência do Senado com uma reeleição em 2027 tanto quanto Lula (PT) espera conquistar um quarto mandato em outubro com uma governabilidade mais tranquila já encaminhada.
Este são os dois elementos centrais que levaram o atual presidente do Senado e o atual presidente da República a se reunirem novamente nesta quarta-feira (12), no Palácio da Alvorada, em um ensaio de uma reaproximação.
A relação entre ambos foi rompida com a rejeição de Jorge Messias, o indicado de Lula ao STF (Supremo Tribunal Federal), em um plenário do Senado influenciado por Alcolumbre. Mas outras questões se impõem.
Oposição no retrovisor Tereza Cristina (PP-MS) e Rogério Marinho (PL-RN) são dois senadores que despontam em articulações para desbancar Alcolumbre da presidência do Senado. O senador pelo Amapá precisa da esquerda para ter corpo para buscar a reeleição, e Lula não desejaria começar o que pode vir a ser seu último mandato político com um nome alinhado ao bolsonarismo presidindo o Congresso.
O imponderável O acordo depende, primordialmente, de Lula conquistar um quarto mandato. Mas também é importante como ficará a correlação de forças no Senado, com o PL e a direita, em geral, alinhados para formar uma bancada disposta a contestar – e destituir – ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Alcolumbre ainda pode depender de votos desse grupo.
Até o primeiro turno Alcolumbre não garante a votação da proposta que visa acabar com a escala 6×1 até as eleições, mas o Palácio do Planalto busca a aprovação de outras pautas até outubro. Entre elas, a MP (Medida Provisória) que acaba com a “taxa das blusinhas” e o PLP (Projeto de Lei Complementar) que permite ao governo utilizar arrecadações extraordinárias com o petróleo para reduzir ou zerar impostos sobre os combustíveis – que vem da Câmara cheio de jabutis.
WW
Apresentado por William Waack, o programa é exibido de segunda à sexta-feira, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.
Conheça o Clube de Membros da CNN Brasil no YouTube. Ao se cadastrar, você garante acesso antecipado à íntegra do WW Especial, que vai ao ar aos domingos, às 22h, já às sextas-feiras.









