• Lula e Xi Jinping discutem multilateralismo por telefone, diz agência

      O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo chinês, Xi Jinping, conversaram por telefone na noite desta quinta-feira (22), informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

      Ainda segundo a agência, durante a ligação, Xi afirmou que ambos os países devem assegurar os interesses comuns do Sul Global e manter conjuntamente o papel central da ONU (Organização das Nações Unidas).

      O presidente chinês também pediu que ambos os países sejam forças construtivas para salvaguardar a paz mundial e impulsionar a governança global, acrescentou a Xinhua.

      “A China está disposta a continuar sendo uma boa amiga e parceira dos países da América Latina e do Caribe”, disse Xi, reiterando uma posição de longa data sobre os laços regionais.

      Ele acrescentou que o objetivo é promover a construção de uma comunidade China-América Latina com um futuro compartilhado.

      Uma parceria estratégica para 2024, que visa alinhar a Iniciativa BRI (Belt and Road, na sigla em inglês ou Cinturão e Rota) da China aos planos do Brasil para impulsionar a agricultura, a infraestrutura e a transição energética, exemplifica a solidariedade e a cooperação entre os países do Sul Global, disse Xi.

      Na reunião do G20 daquele ano, Xi apresentou medidas relacionadas à BRI, bem como à ciência e tecnologia, com o objetivo de apoiar o Sul Global.

      (Com informações de Liz Lee, da Reuters)

      Compartilhe:

      WhatsApp
      Facebook
      Telegram
      Twitter
      Email
      Print
      VEJA TAMBÉM

      Vagas de emprego em São Paulo - SP

      Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
      Últimas Notícias