TV NEWS

UPAs de Curitiba adotam novo fluxo de atendimento após registros de alta demanda

.

Por Redação em 11/04/2024 às 08:34:05
Medidas como ampliação de carga horária de médicos, expansão do teleatendimento e "fluxo em Y" foram adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na quarta-feira (10). Unidades de Pronto Atendimento (UPA)

Reprodução/RPC

Por conta da alta demanda de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adotou um novo sistema de fluxo de atendimento, como ampliação de carga horária de médicos, expansão do teleatendimento e "fluxo em Y". Entenda mais abaixo.

As ações começaram a valer na quarta-feira (10).

? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

? Siga o canal do g1 PR no Telegram

Conforme a secretaria, a alta demanda acontece em todos os pontos de atenção, principalmente no setor de urgência e emergência, por conta dos atendimentos de casos respiratórios, suspeitas de dengue e de crises hipertensivas e de glicemia nas UPAs da capital.

Além das UPAs, os hospitais da cidade também registram lotação por conta dos traumas, principalmente de acidentes de trânsito.

Segundo dados da prefeitura, em março deste ano, a média de pessoas atendidas nas UPAs foi de 4.285 por dia, sendo 25% a mais que no mesmo mês em 2023.

Ainda de acordo com os dados, até o dia 6 de abril, foram mais de 17 mil atendimentos por suspeita de dengue na rede municipal. Em 2023, no mesmo período, foram 378 atendimentos por conta da doença.

LEIA TAMBÉM:

Quaest: 79% aprovam governo Ratinho Jr., e 17% desaprovam

Contestação: Lei do Paraná que restringe número de mulheres na PM e no Corpo de Bombeiros há 19 anos é contestada na Justiça

Cerro Azul: Tio que matou sobrinha por ciúmes e a mutilou volta para cadeia por descumprir regime semiaberto

Ações

Veja as ações tomadas pela Secretaria Municipal da Saúde:

Fluxo em Y: prevê um eixo de atendimento específico para casos respiratórios e pacientes com suspeita de dengue e outro eixo para os demais atendimentos.

Ampliação da carga horária dos médicos: haverá instalação de tendas na UPA Boa Vista e UPA Cajuru, as mais impactadas no momento.

Teleatendimento: instalação de cabines com conexão direta para teleatendimento de casos leves pela Central Saúde Já Curitiba, nas UPAs Boa Vista, Sítio Cercado e Cajuru.

Quando necessário, as UPAs de Curitiba poderão ter parte dos leitos direcionados para internamento hospitalar, podendo funcionar como unidades de retaguarda dos hospitais do SUS Curitibano.

Orientações

A secretaria recomenda que a população procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em casos leves ou não urgentes.

Também podem procurar atendimento via Central Saúde Já, para queixas leves agudas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive nos feriados. Nos sábados e domingos funciona das 8h às 20h.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias no g1 Paraná.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2