TV NEWS

Por falta de doses de Coronavac, Recife suspende vacinação contra Covid para crianças de 3 e 4 anos

Por São Paulo Jornal em 07/11/2022 às 15:18:21
Medida entrou em vigor nesta segunda (7), segundo prefeitura. 'É um absurdo ter que suspender vacinação desse grupo por falta de planejamento nacional', disse o prefeito João Campos, pelas redes sociais. Doses de vacona contra Covid para crianças

Miva Filho/ SES-PE

O Recife suspendeu, nesta segunda (7), a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos. Segundo a prefeitura, faltam doses da Coronavac para esse público. A medida vale para a aplicação da primeira e segunda doses. A decisão foi anunciada pelo prefeito João Campos (PSB), na internet.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

“É um absurdo ter que suspender a vacinação desse grupo por falta de planejamento nacional na aquisição e distribuição de vacinas”, declarou João Campos, no Twitter.

Por meio de nota, a prefeitura disse que enviou um ofício ao governo federal para solicitar o envio de novas doses de Coronavac. Essa é a única vacina permitida para essas faixas etárias.

Por meio das redes sociais, João Campos também informou que “cobrou formalmente” ao Ministério da Saúde o repasse das dose para o público de 3 e 4 anos.

Na nota, a administração municipal disse, ainda, que as últimas doses de Coronavac que constavam no estoque da Secretaria de Saúde (Sesau) municipal foram utilizadas no domingo (6).

"Com a falta de perspectiva por parte do Ministério da Saúde em enviar novas remessas da vacina, outros municípios do país, a exemplo do Rio de Janeiro, também precisaram suspender a vacinação de crianças nos últimos dias", informou a prefeitura.do Recife.

No Recife, há pouco mais de 202 mil pessoas entre 3 e 11 anos incluídas no grupo que está apto para tomar vacina contra a Covid.

Cerca de 63% dessa população tomou a primeira dose e 3,9% dos jovens nessas idades estão com o esquema vacinal completo.

Até esta segunda, 10.752 crianças com 3 e 4 anos tinham sido vacinadas com a primeira dose. Isso representa 24,91% de cobertura vacinal. Desse total, 3.425, ou 7,94%, completaram o esquema vacinal.

Mais cobrança

No ofício enviado ao Ministério da Saúde, a prefeitura também cobrou a entrega de imunizantes para serem usados na aplicação da quarta dose, ou segundo reforço, nas pessoas abaixo de 40 anos que já receberam a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.

Também nas redes sociais, João Campos afirmou que, para essa faixa etária a campanha, “ainda não está autorizada” pelo ministério.

“Chegando vacina, o Recife avança. Já mostramos como sabemos fazer, falta agora planejamento e ação nacional” afirmou.

Medida anterior

Esta não é a primeira vez que o Recife é obrigado a alterar o processo de vacinação para crianças de 3 e 4 anos por falta de doses.

Em 21 de setembro, a prefeitura reduziu quantidade de postos por causa de atraso na entrega de Coronavac.

Apenas quatro postos passaram a receber as crianças de 3 a 4 anos. Antes da medida, esse público era atendido em 150 salas na cidade. O poder público justificou que seria necessário evitar perdas.

O g1 entrou em contato com o Ministério da saúde para saber o que provocou a demora de entrega de Coronavac para crianças de 3 e 4 anos.

Também questionou se existe previsão para normalização dos repasses, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Covid em Pernambuco

Em Pernambuco, houve aumento do índice de positividade de Covid nos testes feitos na rede pública estadual.

Entre os dias 23 e 29 de outubro, o percentual era 11,8%. Na semana anterior, ficou 4,1%. Desde março de 2020, quando começou a pandemia no estado,

Pernambuco totaliza 1.066.414 casos confirmados, sendo 59.970 graves e 1.006.444 leves. Nesse período, o estado registrou 22.414 mortes.

Até a terça (1 Âș), o estado tinha aplicado 22.161.818 doses de vacinas contra a Covid- 19. A campanha teve início em18 de janeiro de 2021.

A cobertura de primeira dose está em 92,47% do público elegível. Ao todo, 87,08% das pessoas que integram os grupos que podem ser imunizados completaram o esquema.

VÍDEOS: Mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2