TV NEWS

Passageiro que caiu de BRT morre após duas semanas internado

Por São Paulo Jornal em 03/12/2022 às 21:00:08
Esta é a segunda morte causada por queda de BRT na mesma semana. Henrique Gonçalves Lima, de 21 anos, chegou a ficar internado por 15 dias em estado crítico. Passageiro morre após cair de ônibus do BRT

Morreu neste sábado (3) um jovem que caiu de um ônibus do BRT na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Henrique Gonçalves Lima, de 21 anos, não resistiu aos ferimentos depois de ficar 15 dias internado no Hospital Municipal Rocha Faria, Campo Grande.

Esta é a segunda morte desse tipo de acidente, na mesma semana.

Passageiro é socorrido em estado grave após cair de BRT em movimento

Reprodução

Henrique caiu de um ônibus do BRT no dia 19 de novembro, quando o articulado passava pela Avenida Dom João VI, entre as estações do Magarça e Mato Alto, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio.

Após o acidente, ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros em estado grave. Segundo a família, o jovem completaria 22 anos ainda neste mês.

Mais uma vítima

Na quinta-feira (1) , um jovem de apenas 16 anos morreu em consequência dos ferimentos que sofreu ao cair de um BRT. A família conta que Eduard Leonardo Bandeira de Melo estava indo para a casa da namorada, na Barra da Tijuca, quando caiu do articulado.

Eduard Leonardo, de 16 anos, morreu após a queda de um ônibus do BRT na altura da Estação Mato Alto

Reprodução/ TV Globo

Ele foi levado para o Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, também na Zona Oeste, com traumatismo craniano e mantido em coma induzido durante sete dias, mas não resistiu.

Perigo constante

Neste sábado, mesmo sendo um dia com movimentação menor nas estações de BRT , a equipe do RJ2 flagrou diversos veículos lotados, circulando com as portas abertas e pessoas "penduradas" nas escadas.

Os passageiros reclamam da falta de segurança, da falta de conforto e da escassez de ônibus.

"Tudo quebrado, tudo aberto, muito risco de cair. Às vezes, anda com a porta aberta. E fora os pequenos roubos, com celular na mão. É muito complicado, conta a cozinheira Raquel de Carvalho.

Segundo o empreendedor Rodrigo Coelho, o sistema BRT "está 100% abandonado".

"100% abandonado isso aqui, infelizmente. Não tem segurança interna nas plataformas, nos carros, a depredação aí é diária", destaca.

A Mobi-Rio, a empresa municipal que administra os transportes, prometeu melhorias no sistema como a expansão de terminais, mas principalmente, com a compra de 561 ônibus, que devem começar a rodar no primeiro semestre de 2023.

Sobre Henrique, a Mobi-Rio disse que, segundo relatos de passageiros e de imagens colhidas, o jovem viajava na porta, forçando para mantê-la aberta quando se desequilibrou e caiu.

A empresa disse que o motorista foi avisado do acidente por passageiros, e parou na estação seguinte para auxiliar no socorro.

Sobre a manutenção dos ônibus, a Mobi-Rio disse que, diariamente, são consertadas cerca de 30 portas e cinco alçapões que são vandalizados durantes as viagens. Por fim, a empresa afirmou que, muitas vezes, os motoristas são ameaçados quando recusam a trafegar com as portas abertas.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2